quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

É bom colocar outro líquido ao invés de Água?

                        
Eu me considero um usuário compulsivo em matéria de narguilé  pratico a arte de fumar já fazem 5 (cinco) anos, todo santo dia eu faço a fumaça subir aqui em casa. Vários outros usuários da minha cidade me perguntam se eu costumo usar outro líquido no lugar da água, minha resposta é: NÃOOO! Sabe porque?
Porque acaba com toda a graça do narguile, eu corro atras das melhores essências sempre e não vou estragar o gosto e aroma delas misturando leite, vodka, cerveja ou qualquer outra coisa. Mas o que eu costumo fazer é adicionar algumas misturas na água, veja abaixo

Essência e Mistura

Mentas/Hortela - Água com folhas de hortelã e/ou balas de hortelã/menta Essências de frutas - Adicionar pedaços da fruta da essência que está sendo fumada junto com a água Chiclete/Red Bull - Água com bala halls e suco do limão OBS: Sempre adicione gelo toda vez que você for fumar, fica mais refrescante, a fumaça sai mais branca e realça o sabor da essência. Nesses exemplos acima vocês tiveram uma noção do que pode ser usado em cada situação, sempre misture pouca quantidade na água para não interferir no gosto da essência.

Agora vamos repassar para vocês as outras misturas que são usadas nas rodas de narguilé  lembrando que nada, mas nada mesmo substitui o uso da água.


Misturas Exóticas

Vodka/Cerveja - Essa mistura é usada geralmente para aumentar e acelerar o efeito de tontura de quando puxamos a fumaça, o álcool ajuda bastante nesse processo. Pode dar adeus ao gosto original da essência, pois logo após a primeira rodada o gosto já é parcialmente substituído pelo da bebida.
                                               
No caso da cerveja devemos se ter o cuidado para não criarmos muitas bolhas devido ao ar que puxamos através da mangueira, essas bolhas podem subir e acabamos tomando a bebida sem querer. Leite - Eu particularmente nunca usei essa mistura, me nego a usar um alimento que poderia ser consumido por pessoas ou animais. Mas já tive a oportunidade de experimentar essa mistura na casa de um amigo árabe meu, as diferenças mais notáveis são a densidade da fumaça e realce do sabor da essência.


                                         




Algumas Sessões de Narguilé












Turbine sua essência. Faça mais fumaça e sinta mais sabor.


Galera!!!
Sua essência não faz muita fumaça? Então aprenda a turbiná-la, deixando mais gostosa e durando muito mais.
Método de como fazer isso:
Aqui você irá aprender a fazer o melaço que contém nos fumos.
O melaço que há nas essências premium e semi-premium (mais caras) é mais abundante.

Receita:
1- Glicerina Bi-Destilada (você encontra em www.naostabacaria.com.br) Pote com 100g.
2- Xarope Glucose (você encontra em www.naostabacaria.com.br) Pote com 250g.
3- Essência de sabor forte ou use essência com sabores. (você encontra em www.naostabacaria.com.br)
4- 2 potinhos (você encontra em www.naostabacaria.com.br) um para a mistura e outro para o fumo.
Modo de fazer:
Mexa o fumo pra ficar bem soltinho e também tire os galhinhos que há.
Para cada 2 colheres(chá) de Glicerina 1 colher(chá) de glucose. Quantidade para cada 50g de fumo. (caso queira aumentar, pode ir testando aos poucos).
Nota: caso queira mais adocicada, no lugar da glucose pode-se usar a mesma quantidade de mel ou algumas gotas de adoçante.
Também pode-se adicionar algumas gotas de essências de sabor que você encontra em www.naostabacaria.com.br
Fumo de chocolate com algumas gotas de essência de menta fica uma delicia.
Experimentem, façam teste com várias essências e deixem aqui comentários.
Utilize as essências velhas para fazer suas experiências ou compre uma que não seja tão melada. Faça com seu sabor favorito, pois kadum kadum.
Abraços galera.

Como limpar o seu arguile corretamente





Galera, meu nome é Fabiano e hoje irei falar sobre a limpeza do narguilé, você vai me dizer que não precisa de informação sobre como limpar seu narguilé  pois é só colocar em baixo da torneira da pia, lavar com sabão e está pronto. Aí que você se engana, veja abaixo a maneira correta.
Os narguilés são compostos por vários materiais, como alumínio, borracha, madeira, vidro e outros. Esses materiais tem reações quando entram em contato com a água, o vidro pode manchar, o borracha pode ressecar e o ferro enferrujar; por isso a limpeza a base de água deve ser feita com muito cuidado.


Agora veja como limpar cada parte do seu narguilé, dando assim uma vida mais longa ao seu companheiro de festas.


Fornilho Modelo Phunnel Fornilho Modelo Vortex 

FORNILHO- É o nome que se da à parte superior do narguilé  é onde fica armazenada a essência (fumo), ela é feita geralmente de porcelana ou barro. Esse material é totalmente "lavável", antes de preparar o narguilé  pegue e lave o fornilho em água corrente por alguns segundos, seque e logo em seguida efetue o preparo do mesmo. É recomendável lavar a peça a cada preparo, sempre secando ao máximo, evite deixar água acumulada no fornilho.

DICA - Se alguém tiver a oportunidade comprar um fornilho igual a esse, não pense duas vezes antes de adquiri-lo. Esse acessório é de extrema utilidade para se preparar um ótimo narguilé  a parte central é elevada e evita que o melaço escorra para dentro do tubo, assim mantém a essência sempre umedecida, com ótimo sabor e não queima tão rapidamente. Estes fornilhos você encontra na Naos Tabacaria Contemporânea.
__________________________________________________________________

PRATO OU CINZEIRO
- O nome já diz tudo, o cinzeiro é o recipiente onde ficam armazenadas as cinzas das brasas. Essa peça é a mais fácil de efetuar a limpeza, ela é geralmente fabricada de alumínio ou latão e a limpeza é feita com água e detergente neutro, lave bem a peça com uma esponja molhada e com algumas gotas de detergente, retire todo o excesso de detergente para evitar manchas.

DICA - Uma vez por mês, limpe a peça e aplique o produto Veja Multi-Uso com Álcool, além de deixar a peça totalmente limpa.
__________________________________________________________________


Corpo
- O corpo é o responsável pelo trajeto da fumaça do fornilho até a água. Sua limpeza também é bem simples, a parte exterior deve se lavada com água e detergente neutro, lembre-se de retirar todo o excesso de detergente. A parte interior é um pouco mais sensível de ser lavada, pois qualquer acúmulo de água pode resultar em ferrugem e assim acabando com o gosto e a graça do narguilé  É recomendável lavar o tubo com água e detergente a cada 5 seções, após lavar é de extrema importância secar o seu interior, para secar utilize um pedaço de arame com um papel toalha envolvido em uma das pontas.
Aconselho a todos os usuários, a utilizar uma escova especial para efetuar a limpeza a cada vez que o narguilé é usado. Esta escova você encontra na Naos Tabacaria Contemporânea. 

DICA - Após lavar o tubo e secar bem, deixe ele em pé por uma hora, se tiver algum resíduo em seu interior, ele vai evaporar. 
__________________________________________________________________


VASO
- O vaso é o coração do narguilé  é onde se filtra a fumaça, ele é feito de vidro ou acrílico, em alguns casos. A limpeza é feita com água e detergente neutro, lave bem a peça com uma esponja molhada e com algumas gotas de detergente, retire todo o excesso de detergente para evitar manchas.

DICA - É aconselhável a cada 30 dias diluir 3 limões com água e detergente em uma bacia, deixar o vidro submerso por cerca de duas horas e logo após lavá-lo em água corrente para retirar o excesso de detergente. Esse método vai eliminar o odor e as manchas causadas pela fumaça no narguilé.
__________________________________________________________________


MANGUEIRA
- A água só deve ser usada na parte externa da mangueira, molhe um pano e passe em toda a parte externa dela. Em hipótese alguma molhe a sua mangueira internamente, ela contém um espiral de ferro e vai enferrujar se entrar em contato com a água. Para a limpeza passe um jato de ar na mangueira.
Na Naos Tabacaria Contemporânea você vai encontrar a mangueira Infinit, esta é lavável.

DICA - Troque sua mangueira a cada quatro meses, sua saúde agradece.

Nota:
Se seguir todas essas recomendações á risca, teremos sempre um narguilé limpo, bem cuidado e sem nenhum gosto a não ser o da essência que está sendo fumada.

Participe deste blog. Deixe recado, sugestão, críticas, reclamações, etc.

Qual é o negócio sobre o tabaco?


 
Para desfrutar de uma boa essência em seu arguile, uma das questões mais importantes é sobre o tabaco (shisha). A frescura, qualidade, mesmo brad marca, faz uma diferença significativa entre o fumo bom ou apenas uma má experiência. Só para ter um exemplo, é como ir a um restaurante fast food e comprar algumas batatas fritas velha e úmida. Ele 
vai deixar apenas um gosto ruim em sua boca.




Algumas pessoas recomendam para manter o tabaco no freezer. Bem, esta não é uma garantia de que seu melaço vai durar. A qualquer momento você verá que o sabor não é o mesmo. Meu melhor conselho é se você não é um fumante regular, comprar porções pequenas de essência (como caixa de 50gr), e usá-lo toda vez que você queira fumar, ele vai manter o gosto fresco. Grandes quantidades de tabaco são para pessoas que fumam diariamente ou por shisha pubs que utilizam melaço para o público.
Uma outra dica importante: não reutilize a essência que você já usou, mesmo que não foi totalmente queimada. Se você usá-la novamente, você só vai estragar o sabor da essência nova. Também não misturar sabores diferentes em uma tigela, a Naos Tabacaria Contemporânea oferece uma grande variedade de sabores, por isso não é uma boa opção.
salvo quando você querer fazer novos experimentos (Bland), pois a criatividade não tem limites. Neste caso você também pode optar por essência concentrada (líquida) para misturar. Esta essência você também encontra na Naos Tabacaria Contemporânea.

Como preparar o rosh (fornilho) na falta de alumínio









Galera, meu nome é Fabiano Borgert e hoje vou ensinar um método novo, chamado de Overpack. Este é outro método para se preparar um rosh, podendo gerar bem mais fumaça e realçar o sabor do fumo.
Antes de ensinar, vou logo avisando que ele não é muito aconselhável, pois sem o papel alumínio as cinzas do carvão caem mais na essência e posteriormente em seu pulmão. Além disso, o cheiro fica mais forte devido ao contato direto do carvão com a essência.





1º Faça um montinho de fumo, uma espécie de overpack só que com mais essência ainda.
2º Acenda bem o carvão e o coloque diretamente sobre o fumo, não pressione o carvão, o próprio peso dele já vai compactar levemente o montinho.
3º Espere mais ou menos 10 minutos antes de fumar, se possível retirando as cinzas apenas assoprando (evite mexer no carvão). Este tempinho é para que o carvão queime a parte de cima do montinho de fumo.
4º Pronto! Pode puxar e saborear a sua essência com mais intensidade e com maior quantidade de fumaça.
Dicas: Devido ao cheiro forte, aconselho afazer isso em ambiente aberto e ventilado.



Tonto ou enjoado no meio da sessão?



Sem duvidas um dos melhores artigos,para ajudar as pessoas que fumam
 narguilé sempre,temos que prestar atenção,e ter cuidado sempre.

Você já se sentiu tonto, enjoado, dor de cabeça ou mau estar no

 meio de uma sessão? Eu particularmente já senti, e não foi só uma vez.
As causas podem bem variadas: má alimentação, desidratação, álcool, 

monóxido de carbono do carvão ou a falta de oxigênio devido a má 
respiração durante o fumo.


Como evitar?
Primeiro de tudo devemos dar sempre prioridade a qualidade, escolha
 sempre bons carvões, narguilés e essências.
Outra coisa muito importante é sempre se hidratar e alimentar bem antes

 de uma sessão, muitos se esquecem disso e pagam o preço depois.

Evite bebidas alcoólicas durante o uso do narguilé, principalmente os shots.
Além disso, tome cuidado com a sua respiração, sempre depois de uma

 puxada respire bem, isso pra mim pé a principal causa das tonturas.
Evite também usar narguilé por muito tempo, fumar por mais de duas horas

 continuamente não é aconselhável a ninguém.

Tomando essas precauções, acho difícil você sentir alguma coisa ruim 

enquanto fuma em um narguilé.Aproveite e tire o máximo de suas sessões, espero ter ajudado

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Tragar ou não tragar?






Essa é a pergunta mais vista e feita por aqueles que iniciam no mundo dos arguilés: devo tragar a fumaça ou não? Habitual entre os fumantes de cigarro, existem diversas formas de se tragar a fumaça de um, mas quando se fala de narguilé, o papo é outro. Naturalmente, se você quiser soltar bastante fumaça com o arguilé, você vai acabar tragando a fumaça para dentro do pulmão. Disso, a quanto de fumaça você puxa, e quanta fumaça solta, existem vários segundos e técnicas diferentes.


Tragada direta

Esse é o jeito mais comum de fumar no Brasil — e completamente errado. Além de não ter qualquer efeito estético, é o método ideal se você pretende arruinar seus pulmões em poucos anos. Consiste em simplesmente puxar a fumaça diretamente para dentro, como se estivesse respirando pelo cigarro, sem a etapa de puxar primeiro para a boca somente, e só depois para dentro. Algumas pessoas dizem que é o ideal se você quer puxar mais fumaça (ou seja, mais nicotina, mais alcatrão). Sim, funciona, mas você vai sentir a garganta e o pulmão arderem, e depois de alguns cigarros assim, você vai sentir dificuldades em respirar e tontura. Para quem realmente quer uma “overdose” de nicotina, é melhor tentar o método de tragadas múltiplas.

Esse trecho contém toda a essência do que é tragar, é basicamente quando você fuma o cigarro, e ao mesmo tempo inala ar pelo nariz, jogando a fumaça para o pulmão. Tragar, então, é o ato de mandar a fumaça para o pulmão.
O texto do blog citado contém vários outros tipos, vou apenas fazer uma breve citação quanto à chamada “Tragada francesa”: esta é basicamente aquela que chamamos em geral de Peruana ou, como alguns chamam, ponte (normalmente vê-se chamando de ponte a transferência de fumaça de boca-a-boca, mas já vi também esse nome para essa tragada).
Agora, vamos ao narguilé. Por ser mais leve de puxar do que o cigarro, também por ser mais densa a fumaça e menos forte, não convém ao narguileiro fumar como fuma-se um cigarro. Você não vai fechar a garganta, puxar um pouco e fumaça, tragar e soltar, até porque, nesse caso, você praticamente não iria soltar qualquer fumaça, então esquece. Quando você fuma o narguilé  o ar deve fluir, deve ser basicamente como uma inspiração comum, e assim você irá produzir bastante fumaça. Dessa forma, não importa se você vai terminar de puxar a fumaça e dar alguma tragada: a fumaça já está no seu pulmão. E o quão ruim isso pode ser? Se você levar em coração a citação que eu fiz acima, poderia parecer que isso é péssimo! Mas aí existem alguns poréns!

No narguilé, pesquisas indicam que 70% da fumaça é composta por vapor d’água;
No narguilé, existe também a entrada de ar puro (cujo oxigênio é captado normalmente em

 meio à fumaça)  em maior quantidade do que no cigarro (o blog cita alguns cigarros com
 furos no filtro para auxiliar essa entrada de ar, mas a quantidade ainda é pequena, 
principalmente quando comparada ao volume de fumaça).

Mas, ainda, tente não se enganar: o que mais faz mal ao pulmão, é o monóxido de carbono, 

e se você fuma com carvão de pólvora, aí sim você está arruinando com seus pulmões. 
Tenha preferência pelos naturais, com fibras de coco ou de limão (Al Fakher), nos quais 
os níveis de monóxido de carbono são bem menores. Então, tragar ou não, quando o 
assunto é narguilé, não é uma opção. Daí a brincar com a fumaça  fazendo a peruana 
(tragada francesa), fazendo bolas, etc… vai de cada um.

Narguilê, Arguile, Nargilé, Shisha, Hookah…


Pronúncia mais comum no Brasil:  Narguilê
Usado há centenas de anos no oriente como fonte de prazer ou como adorno, o Narguilé revela a personalidade de seu possuidor, proporcionando a ele experiências singulares.
Esse exótico cachimbo oriental foi inventado na Índia no século XVII, como um método para retirar as impurezas da fumaça.
Narguile nada mais é do que um cachimbo com um reservatório de água por onde a fumaça passa até chegar em sua boca.  Assim que você o puxa, o ar passa pelo carvão esquenta o fumo, desce pelo reservatório de água, onde é levemente resfriado, e sobe pela mangueira até a sua boca.
Há um fumo especial para Narguilés, conhecido popularmente como essência, usualmente feito com tabaco, melaço (um subproduto do açúcar) e frutas ou aromatizantes. Os aromas das essências são bastante variados. Existem essências sem nicotina, tabaco e alcatrão.
Narguilé ganhou fama no mundo árabe ao viajar da Pérsia para a Arábia. Na mão dos árabes, o cachimbo de água foi rapidamente incorporado para ser apreciado em grupo, acompanhado de café e prosa.  É popular nas rodas de amigos, sejam jovens ou idosos, homens ou mulheres, do mundo inteiro. O Narguilé simboliza a hospitalidade, serenidade e a harmonia.
Narguile 150x150 Narguilê, Arguile, Nargilé, Shisha, Hookah...
Foi tão popular e na moda com as mulheres de elite do século XIX e início do século XX, que se tornou “in”, ser fotografada com um Narguilé  Se a mulher quisesse ser uma anfitriã das melhores, deveria ter um Narguilé preparado, pois essa atividade tinha um lugar de honra nos chás de tarde e encontros intelectuais.
Narguilé é sempre uma ótima sugestão para presente, pois além de ser objeto que inspira a confraternização de amigos, é também uma linda peça que proporciona uma decoração autêntica a qualquer ambiente.
“Na primeira vez que vi um Narguilé  estava sentado em uma mesa de bar quando um amigo chegou trazendo algo estranho. Olhei curioso e o vi montar, preparar e acender aquilo. Logo, todos na mesa estavam fumando e batendo papo. Reparei que, depois da chegada do Narguilé  todos estavam mais próximos da mesa e entrosados na conversa, como se aquele objeto estivesse nos aproximando.

Além de animar a conversa no bar, às vezes o Narguilé acaba virando o centro da atenção quando as pessoas começam a inventar truques. Soltar fumaça pelo nariz, fazer anéis e bolinhas de fumaça ou ainda passá-la para a pessoa ao lado, são cenas clássicas de qualquer roda de amigos.
narguilê Narguilê, Arguile, Nargilé, Shisha, Hookah...
Já outras cenas que aconteceram já não são bem comuns como alguém que conseguia soltar fumaça pelos olhos (sim, isso já aconteceu), alguém que acabou quase tocando fogo no bar, um pedaço de carvão que voa e cai dentro da bolsa de alguém ou ainda duas pessoas que do nada começam a se beijar após passar fumaça um pro outro.” (fonte: Gus Fune)

Há quem os prefira na sua forma tradicional, apenas com essência e água.  Mas aí vão algumas dicas de misturas interessantes para o seu Narguilé:
Caipirinha: essência de limão com cachaça ou vodka, no lugar da água.
Cafeinado: essência de cappuccino e café gelado no lugar da água.
Ponche: essência de frutas (laranja, pêssego, limão, uva, etc) com vinho tinto (de preferência um doce) ou espumante no lugar da água.
Vaquejada: qualquer essência com leite no lugar da água. Não só dá um gosto a mais pro fumo, como também da uma fumaça consistente.
Pancadão: essência imitação de energético, misturado com whisky, ou tequila, ou vodka no lugar da água.
Fresh: qualquer essência (menta ou maçã são os mais recomendados) com vodka gelada, gelo e bala mentolada (forte) no lugar da água.

Recomenda-se não tragar a fumaça.