sábado, 22 de junho de 2013

SAIBA TUDO SOBRE CARVÕES!


Image
Algumas pessoas não sabem a importância que o tipo de carvão e sua marca podem ter para uma boa sessão de narguilé. Existe três tipos de carvões: os de pólvora (também os prata), os de fibras de coco, e os de madeira. A duração de cada sessão, assim como a quantidade de cinzas, o gosto no fumo e também o cheiro que exalam mudam completamente a qualidade de sua sessão, portanto, veja essas dicas de como ter uma sessão cada vez melhor.
Image
Carvão de Coco:
Os carvões de coco são a melhor opção, inicialmente. São feitos de fibra de coco, é o carvão mais ecologicamente correto, porque não derrubam nenhuma árvore para produzi-lo. Os carvões de coco produzem mais calor, não deixam gosto no fumo e não exalam cheiro. A duração média destes carvões é de 1 hora e com poucas cinzas. Os mais conhecidos são: Coconara, Cocobeast, Coco Mazaya e etc. O que faz alguns narguileiros não optarem pelos carvões de coco é a dificuldade de ascende-lo. Demora cerca de 10 a 15 minutos, em média, para acender direito no fogão, portanto, para certas situações não é a melhor opção.
 Image
  • Acendendo Carvão de Coco:
Alguns leitores nos enviaram uma dica para acender o carvão de coco, sem ser com maçarico ou no fogão, mas sim no microondas. De primeira, pode parecer uma ideia meio estranha, porém, é comprovado que realmente funciona. Nós mesmos fizemos essa experiencia, e teve êxito total. O único ponto negativo é o cheiro de carvão que fica no microondas.
Passo a Passo:
  1. Coloque o carvão em um recipiente resistente e temperado de louça ou barro (não é indicado pratos pois os mesmos podem quebrar ou marcar o verniz)
  2. Coloque bem no meio do aparelho e ligue-o em potencia mediana por 30 segundos, assim que o mesmo começar a ficar em brasa pode desligar o aparelho. Caso você deixe ligado por mais tempo é possível que marque a parte superior do aparelho pelo fogo, ou o recipiente pode explodir.
Outras formas de acender o carvão de fibra de coco, é utilizando o fogão elétrico de resistência exposta, o fogão a gás comum, a latinha com álcool, ou o próprio maçarico.
Image
Carvão de Madeira:
Os carvões de madeira são conhecidos como intermediários, em relação ao tempo de duração, quantidade de cinzas, gosto no fumo e cheiro. Entre os carvões de coco e os de pólvora (e pastilha), são a segunda opção. Se não tiver como comprar carvões de coco como Cononara, opte pelos carvões de madeira. Os mais conhecidos são Abo Alabed e nos Estados Unidos, o Romman, que é de madeira de limoeiro.
Image
Carvão de Pólvora: 
O carvão de pólvora, hoje em dia, é o que se encontra com maior facilidade no mercado, devido ao grande numero de usuários que optam por ele, devido a facilidade e praticidade para se ascender. Afinal, este tipo de carvão pode ser aceso com um isqueiro comum ou qualquer fonte de fogo ou calor de baixa intensidade, não precisando necessariamente de um maçarico (+ saiba mais aqui!), ou de um forno elétrico ou a gás.
É um mito que quanto menos pólvora no carvão, menor o sabor de queimado quando ele está acendendo. Na verdade, o que acontece é que quanto mais pólvora mais rápido ele acenderá. E também não acenderá apenas as pontas ou o meio, ele se acenderá por completo. Portanto, já sabe que se optar pelo carvão de pólvora, procure os com mais pólvora para que ele se acenda por completo, assim não irá alterar o gosto do seu narguilé. Os carvões de pólvora mais conhecidos são Bali Hai Disco, Soex, Flash Charcoal.
  • PS: Muitos carvões de pólvora devido a má distribuição da pólvora explodem quando estão acendendo. Tome cuidado com os olhos principalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário