O que são Roshs? Rosh é a cerâmica do narguilé, ou seja, o lugar onde você coloca a essência. E para uma melhor sessão e melhor aproveitamento, existem vários tipos de roshs para tipos específicos de narguilés e essências. Aqui vão os tipos:
Rosh Convencional: O rosh convencional é o que vem na maioria dos narguilés. Independente do tamanho, o rosh convencional tem alguns furos no fundo, o que para fumos com mais melaço como Afzal, Al Masah, Naklha, Soex e etc, pode não ser muito bom porque o melaço acaba escorrendo pelos orifícios e danificando seu narguilé, além de sujar mais rapidamente a água.
Rosh Phunnel: Eric Hoffman criou esse rosh para tentar resolver o problema que ocorre com o rosh convencional que seria o escorrimento do melaço. O Phunnel tem um pino central, aonde se encontra um furo em cima. Assim, o fumo fica em volta e o melaço se conversa, o que ajuda também a não carbonizar o fumo, e sim cozinhar o fumo em seu melaço. Indicado para utilizar com fumos de marcas como: Mizo, Al Fakher, Starbuzz, Fantasia, Roman, Hookah Hookah e etc..
Rosh Vortex: Um dos problemas do Rosh Phunnel é que o unico furo central com o peso do carvão, pode acabar sendo tapado impedindo o fluxo de ar. Problema resolvido pelo Rosh Vortex, que possuiu a mesma estrutura do Phunnel, porém, com os furos na lateral do pino.
Rosh Flying Saucer: Esse tipo de rosh é parecido com o Vortex, porém, o pino central é mais alto que as bordas do rosh, permitindo assim melhor cozinhamento do seu fumo, porque o carvão não entra em contato com o fumo. É recomendado para fumos como Al Fakher, Social Smoke, Starbuzz, HookaFina. Porém, nunca fume com Tangiers, por ser um fumo que necessita de muito calor não irá acender direito.
Rosh Particionado: Esse tipo de rosh é ideal para facilitar misturas, ou mesmo para já deixar vários fumos prontos para fumar. São roshs de várias cabeças, onde você pode colocar um tipo de essência em cada cabeça, podendo acender todas de uma vez para misturar sabores, ou acender um de cada vez.
Rosh Hookah Flip: Esse tipo de rosh o primeiro diferencial é que ele é invertido. Ou seja, diferente dos outros tipos de rosh, o fumo fica em cima do carvão, permitindo que seu fumo cozinhe lentamente em vez de carbonizar, evitando o gosto de queimado e a troca de fumo rapidamente. A tendencia é que seu fumo dure mais tempo. Esse rosh encaixa em qualquer tipo de narguilé, sem ser necessário adaptações. Porém, deve haver alguns cuidados especiais como não se queimar, pois ele esquenta muito, e ter muito controle do calor porque se o carvão entrar em contato com o fumo (o que não deve acontecer nesse tipo de rosh), ele queimará muito rápido. Sem contar que ele também é mais caro que outros tipos de rosh, custando em torno de R$ 110,00.
Ice Bowl: Como já falado aqui antes, a Ice Bowl é um tipo de rosh especial, que possui um orifício na lateral para colocar água. Levada ao refrigerador, a água de dentro é congelada, tendo como resultado na teoria uma fumaça ‘mais gelada’. Não é uma cerâmica fácil de encontrar no Brasil e por isso seu funcionamento não é comprovado ainda.
Agora que você já sabe quais são os tipos que existem, procure o Rosh que melhor combina com seu narguilé e com a essência que você usa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário